A importância da Leitura e Escrita para o Mercado de Trabalho

Todo profissional que deseja ter um emprego hoje, no mínimo precisa ter uma noção de como falar e escrever corretamente, isso mostra que você tem uma educação básica. Porém, em tempos de WhatsApp a dificuldade de largar gírias ou jargões regionais, pode ser grande. 

Ter o domínio do Português, em alguns casos pode até ser um diferencial em entrevistas ou promoções de emprego, pois demonstra uma preparação para comunicações diversas, sejam elas com seus colegas de trabalho, clientes ou fornecedores.

Em casos de entrevistas de emprego, algumas empresas chegam a cobrar redações de texto com o objetivo de avaliar a clareza de raciocínio, gramática, objetividade ou o domínio de algum assunto específico. A avaliação da leitura e escrita pode ser feita durante o processo, em momentos de apresentação pessoal ou até em dinâmicas em grupo, mas é importante destacar que o objetivo principal disso é evitar que aconteça duplas interpretações ou falhas na comunicação o que acarretará em problemas futuros para a empresa.

Para casos gerais, a melhor maneira de aprimorar suas habilidades é ter uma rotina de leitura, além de aprimorar seu vocabulário e aprender a escrita correta dessas palavras, também pode a te ajudar a  ter conhecimento em assuntos diversos. Utilize as redes sociais a seu favor, conecte-se a páginas de professores de Português que querem passar seu conhecimento.

Existem algumas profissões que utilizam essas habilidades diretamente, como professores, advogados e até mesmo contadores. Para isso eu recomendo que você aprimore seus conhecimentos investindo em cursos específicos, por exemplo, esse curso de escrita fiscal para contadores, que tem como objetivo principal aprimorar o conhecimento do profissional podendo até se tornar uma referência na área.

É fato que ser profissional não te isenta de continuar lendo e aprendendo rotineiramente, sempre há conteúdo novo para aprender e habilidades que podem ser aprimoradas. O mundo se encontra em constante mudança, assim como nós.

De quebra, vou deixar aqui algumas dicas de títulos de livros que podem ajudar a melhorar seu vocabulário. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *