O curso de direito é um dos mais antigos e concorridos do Brasil, perdendo apenas para a medicina e algumas engenharias. Isso acontece devido a capacidade de poder atuar em várias áreas, até porque todos nós precisamos de defesa quando necessário.

Para os advogados, é necessário entender muito bem a lei e algumas estratégias na hora de atuar e não sair perdendo, como alguns métodos de resolução de conflitos, que são:

Mediação: é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando uma situação de conflito a oportunidade e o espaço adequado para conseguir buscar uma solução que atenda a todos. É necessário a figura de um mediador, neutra e imparcial, que auxiliar as partes porém não pode sugerir, impor ou interferir nos termos do acordo.

Arbitragem: é uma ferramenta ou meio alternativo para solução de conflitos, que ocorre através de um árbitro escolhido por ambas as partes, preferencialmente um especialista no assunto do problema. E no fim é responsável por emitir uma sentença final. Aprenda mais sobre Arbitragem!

Conciliação: é uma solução permanente, que qualquer um que tenha algum conflito possa pedir, e traz a figura do conciliador que pode sugerir soluções mas não impor. Por fim, as partes decidem qual a melhor solução para o caso.

Interessante não? Portanto se você é advogado, procure conhecer as estratégias e métodos detalhadamente para que você não fique para trás durante uma negociação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *