Muitas pessoas tem o sonho de ter o negócio próprio, porém nem sempre tem uma ideia ou dinheiro o suficiente para investir e começar um próprio, pensando nisso resolvi falar hoje um pouco sobre as franquias.

Sabe aqueles estabelecimentos que tem em várias cidades do país? Grandes e famosos como o Subway ou menores como o Delivery Much, não importa, o fato é que eles funcionam como franquias.

Franquias nada mais é do que você abrir seu negócio baseado na experiência e know how de uma empresa já consolidada e replicar esse modelo conforme as instruções recebidas. Muitas vezes ocorrem reuniões, porcentagens do ganho e comunicação entre a principal e as franquias.

Cada franquia possui um valor de investimento diferente, que depende muito de como funciona, itens obrigatórios e o sucesso da empresa. É possível obter uma franquia através de uma negociação entre o interessado e o franqueador, feito a análise, pode ser que a oferta seja ou não aceita.

Caso for aceita, o interessado adquire o direito de uso da marca ou patente e o direito de distribuição dos produtos ou serviços, podendo também utilizar a tecnologia de implantação, administração do negócio ou até o sistema operacional do franqueador.

Se você deseja empreender, franquia não necessariamente será uma boa opção a você devido a restrita liberdade que você terá, pois você terá que aplicar os métodos da empresa que adquiriu a franquia, pois dessa maneira se consegue manter o padrão e a qualidade da marca junto ao público.

Dependendo do tamanho da marca existem regras para até mesmo o local que deve ser montado a franquia. Portanto se você tem interesse é importante que você pesquise aquelas que tenham um potencial de crescimento e lucratividade no mercado, esteja dentro de seus conhecimentos comerciais e que você goste de executar a atividade. Veja aqui.

Independente de sua escolha, todo negócio deve ser muito bem planejado, não arrisque as suas economias em um ato decidido rapidamente e sem pensar. Escolha a opção que mais te agrade, dificuldades sempre aparecerão.

Veja as 10 melhores franquias do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *