Hoje eu gostaria de falar sobre empreendedorismo, mas focado nos engenheiros. Atualmente, a procura das pessoas em se tornar engenheiro é tamanha, devido a grande procura de profissionais engenheiros no mercado de trabalho. O curso de engenharia possui várias frentes: engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de produção, engenharia química, engenharia física, engenharia aeronáutica, engenharia de alimentos, entre outras. Em cada uma dessas frentes é possível ofertar entre 40 a 100 vagas em faculdade públicas e particulares, e ainda sim a concorrência entre as vagas é alta, portanto é um curso com muita procura.

Eu fiz engenharia, e eu puder perceber que boa parte dos formados ou até mesmo ao procurar estágio, não trabalham na área. Devido a carga pesada de exata que temos boa parte vai trabalhar no mercado financeiro, em bancos; devido ao desenvolvimento de um raciocínio lógico e resolução de problemas há engenheiros trabalhando com marketing, emissoras de televisão, em gerenciamento de projetos, coordenadoria, entre muitas outras. Há também uma parte dos engenheiros que gosta de empreendedorismo, inclusive há disciplinas na faculdade relacionadas a empreendedorismo, além de ser desafiador é um assunto muito incentivado (como a feira de empreendedorismo da SEBRAE por exemplo).

Boa parte desses engenheiros começam seus negócios como startup, empresas em fase inicial (geralmente com poucas pessoas) que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido crescimento.

Empreendedorismo para engenharia civil

Se você é engenheiro e quer ser empreendedor tenha em mente que as dificuldades surgem, e você precisa buscar aperfeiçoamento todos os dias, o que envolve investimentos em habilidades gerenciais e de criatividade, a fim de transformar ideias em inovações. Invista em cursos que pode facilitar seu caminho, (se você é engenheiro civil eu recomendo o Estratégias do Engenheiro). Na busca pelo sucesso é imprescindível que você trabalhe mais, erre e aprenda com esses erros, nada pode parar de buscar o seu objetivo e quando chegar lá tudo valerá a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *